Leiria lança plataforma Estragos.pt para reporte de danos

Leiria lança plataforma Estragos.pt para reporte de danos

Leiria lança plataforma Estragos.pt para reporte de danos

Leiria lança plataforma Estragos.pt para reporte de danos

A Câmara de Leiria lançou hoje a plataforma Estragos.pt para os munícipes reportarem os danos originados pela depressão Kristin, anunciou o presidente, Gonçalo Lopes.

O canal `Estragos` é uma iniciativa da Câmara com o apoio da Tekever [fabricante de drones], onde queremos que todas as pessoas, instituições, possam registar os seus estragos“, afirmou aos jornalistas Gonçalo Lopes, nos Bombeiros Sapadores de Leiria, onde o município instalou o seu centro de operações.

O autarca apelou para que “todas as pessoas, quando tiverem condições e sem correr riscos“, fotografem os seus estragos, “em especial no seu património habitacional, nos edifícios“, e que enviem para essa plataforma.

De acordo com o autarca, aquela empresa já fez “voos de reconhecimento em muitos espaços” de parte da cidade, mas vai continuar “esse trabalho, para que seja útil“, não só para o trabalho do município, mas, sobretudo, para as pessoas afetadas, nos pedidos de auxílio que vão ser necessários no âmbito da reconstrução.

Entretanto, a Câmara criou o endereço eletrónico reerguerleiria@cm-leiria.pt para pessoas e empresas que queiram entregar bens poderem obter informação.

Estamos a viver momentos em que o povo português está a ser extremamente solidário, ao qual estamos muito agradecidos, temos muitos pedidos, mas também temos, felizmente, muitas pessoas e empresas a quererem ajudar“, declarou.

Gonçalo Lopes adiantou que o concelho, com 130 mil habitantes, tem atualmente “45 mil edifícios sem eletricidade“, reconhecendo que o “ritmo está a ser lento” para o restabelecimento.

A situação obriga a “um pedido de entreajuda suplementar“, pelo que a autarquia está a reforçar a “campanha de angariação de geradores“, para colocação no “maior número de espaços vitais, nomeadamente as escolas“, a prioridade em termos de recuperação do património público, frisou.

As escolas D. Dinis, na sede do concelho, Maceira e Colmeias “são as três que ficaram em pior estado, as outras todas também estão mal, mas essas três estarão no topo“, esclareceu o presidente da Câmara.

Entretanto, o município está a ativar estruturas de apoio comunitário nas freguesias.

Estas estruturas, distribuídas estrategicamente pelo território, disponibilizam apoio à comunidade, estando algumas delas equipadas com geradores ou em processo de ligação, permitindo assegurar, sempre que possível, condições básicas como banhos, carregamento de telemóveis e a recolha de bens alimentares essenciais“, segundo uma nota de imprensa.

A iniciativa pretende reforçar a capacidade de resposta local, em articulação com as juntas de freguesia, os agentes de Proteção Civil e outras entidades, “garantindo o acesso a serviços essenciais“.

O município pede a colaboração dos munícipes, “quer através da utilização responsável destes espaços, quer mediante a doação de bens alimentares, que serão encaminhados para apoiar quem mais necessita“.

Plataforma Estragos.pt

RTP com Lusa