Orquestra XXI quer pisar novos palcos
Foto: Renato Cruz Santos

Orquestra XXI quer pisar novos palcos

Depois de 11 anos a atuar em Portugal a orquestra quer internacionalizar-se

Orquestra XXI quer pisar novos palcos

Orquestra XXI quer pisar novos palcos

Depois de 11 anos a atuar em Portugal a orquestra quer internacionalizar-se

Orquestra de músicos portugueses no estrangeiro com novo projeto. Depois de 11 anos a atuar em Portugal, a Orquestra XXI composta por músicos portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, quer internacionalizar-se. “Tocámos uma vez em Madrid e correu muito bem. Temos a ideia de internacionalizar em breve. Estamos a trabalhar para isso, mas temos que encontrar as circunstâncias certas. Acho que chegou o momento da Orquestra XXI dar um passo nesse sentido” disse o maestro Dinis Sousa à RDP-Internacional. “É um projeto que em 10 anos ganhou mais pertinência porque a diáspora musical é cada vez maior. Pelo projeto, desde 2013, já passaram mais de 400 músicos diferentes. A maior parte nasceu e estudou em Portugal, e vive sobretudo na Europa, mas já tivemos pessoas de segunda geração”, acrescentou.
Maestro titular da Royal Northern Sinfonia, Dinis Sousa dirige a Orquestra XXI que este mês atuou no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, no Festival de Música de Alcobaça e no Centro Cultural de Belém, planeando regressar para novos concertos no outono e no Natal.

Orquestra XXI (c) Joana Bourgard PUBLICO

Site da Orquestra XXI