Golpe, “Cinco Décadas de Liberdade”

Golpe, “Cinco Décadas de Liberdade”

Um de três temas que compõe o projeto "Liberdade", deste grupo de cinco músicos entre os 40 e os 55 anos, para assinalar os 51 anos do 25 de Abril.

Golpe, “Cinco Décadas de Liberdade”

Golpe, “Cinco Décadas de Liberdade”

Um de três temas que compõe o projeto "Liberdade", deste grupo de cinco músicos entre os 40 e os 55 anos, para assinalar os 51 anos do 25 de Abril.

Nasceu de um ato de improviso, cresceu com raízes no Oeste e, agora, floresce ao som da liberdade.

Os Golpe são uma banda composta por cinco músicos entre os 40 e os 55 anos oriundos da Benedita, Caldas da Rainha, Nazaré e Alfeizerão e lançaram o projeto “Liberdade”, a marcar os 51 anos do 25 de Abril e que sintetiza a essência colaborativa e consciente da sua música.

Com apenas três temas, este projeto assinala um momento especial na trajetória da banda, com a abertura criativa ao contributo de vozes exteriores, como Maria Jawaa e Cibele Gunst, responsáveis pela coautoria das letras.

“Cinco Décadas de Liberdade” é um dos três temas e começou a ser escrito ainda em 2024, quando o o grupo sentiu a aproximação da data simbólica do cinquentenário da Revolução. A ideia surgiu espontaneamente, mesmo em cima da hora. Esse impulso deu origem ao tema e, a partir desse momento, sentiram que havia mais a dizer. O resultado foram três canções que só ficaram prontas este ano.

A história dos Golpe, no entanto, começou muito antes. Tocam juntos há décadas e já gravaram dois LPs.

João Pedro Bandeira